sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Planeta das Ilusões

Permita-me um desabafo ?
Saiu dia desses a notícia de que o Itaú - que ontem anunciou fusão com o Unibanco- anunciou lucro de janeiro a setembro de 5 bilhões, 900 milhões de reais.
Achou o valor grande ? Talvez os diretores do banco não, já que ele representa queda de 8% em comparação ao mesmo periodo do ano passado.
Bancos são necessários, lucro é fruto de trabalho bem feito, mas, sinceramente, não consigo conceber que qualquer instituição acumule soma nessa dimensão.
A dor no estômago aumenta a medida em que todos encaram com absurda naturalidade que o dinheiro esteja tão mau distribuido.
Enquanto tem gente morrendo de fome, morando na rua, sem remedios, educação, saneamento… pouquissimos concentram tamanha riqueza.
Não discuto se é lícito, se uns trabalharam para isso e outros não, se é merecimento; não é isso. A questão é que construimos uma sociedade onde disparidades como essas são aceitas com impensável naturalidade.
Cinco bilhões, novecentos milhões de reais ! Tem idéia do que é isso ?
Criamos um sistema que depende de bancos e isso justifica e avaliza um enriquecimento paradoxal a medida em que, no mundo, milhões ainda passam fome.
Não são só os bancos.
O Vaticano que prega o amor, paz e ajuda aos necessitados, possue uma estrutura bilhonária com terrenos, emissoras de comunicação, escolas, faculdades(pagas), e tentáculos nos governos de grandes países, acumulando muito mais dinheiro do que o Itaú.
No Brasil igrejas compram canais de televisão e investem milhões com dinheiro de fiéis, pastores arrendam horários inteiros em rede nacional para “pregar o amor’.
É por isso que aceitamos coisas como essas.
É por isso que 80% da população é feliz com o presidente que tem, simplesmente porque “hoje o Brasil melhorou” .
Melhorou porque ?
Porque é possivel comprar um carro em 60 vezes pagando, no fim das contas, o valor de tres carros ?
Porque as pessoas abrem crediário até para comprar uma meia, fazendo com que lojas de varejo, roupa, supermercado virem bancos com juros altíssimos ?
Porque as pessoas se endividam pagando “pequenas parecelas” que depois consumirá todo o pequeno orçamento que não aumenta nunca enquanto os deputados ganham o que ganham ?
Porque escandalos de corrupção são chamados de “perseguição da mídia” e os corruptos renunciam e depois se reelegem ?
Porque o PAC, anunciado com grande estardalhaço só foi implementado em 9% do previsto e o presidente se diz satisfeito ?
Porque famílias são sustentadas com uma bolsa família enquanto penam para arrumar trabalho ou colocar os filhos na escola?
Porque a renda continua sendo mau distribuida sem o menor sinal de mudança ?
A crise de valores que aceita condições como essa não é exclusiva do Brasil a medida em que o mundo enfrenta uma crise, fruto de sua própria ganância e irresponsabilidade.
Comecei falando do lucro do Itaú mas, acho que isso simboliza um pouco do que fizemos do planeta que aceita a fome e a miséria como algo natural, diante de instituições que, cada vez mais ricas, pingam gotinhas de caridade enquanto destoem no povo o sentimento de que o sol deveria brilhar para todos.
Continuamos vivendo no planeta das ilusões.
Desculpe o tom, mas não encontro outro para isso.